11 de julho de 2011

Observação


Observação:

A aula que observei, é do Professor Marcelo Carasai da Silva, formado em Pedagogia, que atua na Escola Municipal de Ensino Estadual Danton Correia da Silva, localizada no bairro do Canela/RS. Com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, num total de 20 alunos. O professor ao lecionar Artes ele utiliza a metodologia triangular do ensino as artes, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino das Artes.

O professor já tinha dado início em suas aulas alguns dias atrás, o seu projeto sobre as Festas Juninas com textos, sobre, história sobre a origem das festas, receitas, quadrinhas, músicas, poesias, bem como a origem do caipira dando ênfase a população do meio urbano e rural. Na disciplina de Artes, além da música e da literatura o educador faz uso das obras às bandeirinhas de Alfredo Volpi.

Ao iniciar a aula com o uso de multimídia o professor apresenta as obras de Volpi, bem como a biografia do pintor com imagens e músicas juninas. Os alunos debatem sobre as pinturas do artista, as cores, as formas existentes e localizam em mapas a cidade de Lucca na Itália, local onde Volpi nasceu.

Em duplas utilizando materiais recicláveis (caixas de diversos tamanhos), papel colorido com texturas diversas, cola, tesoura e fita adesiva transparente, os alunos realizaram seus trabalhos, tendo como base a noite junina na cidade, e também as obras de Volpi. Os alunos realizaram os trabalhos com muito capricho e dedicação e o professor os auxiliou na elaboração.

Após a elaboração o professor colocou exposto na sala de aula para os alunos compararem e visualizaram, onde após a conclusão o educador realizou um debate com alunos comparando as características do trabalho de cada dupla coletivamente.

O professor procura sempre coisas novas e senti que ele gosta do que faz, é bem informado, tem conhecimento sobre artes (como trabalhar, artistas, história da arte) apesar da formação dele ser pedagogia, gostei muito do trabalho dele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário