21 de abril de 2010

Intervenção



INTERVENÇÃO COLETIVA

PROJETO: Tecnologia X Consumismo X Ambiente


JUSTIFICATIVA

O seguinte projeto visa contemplar os alunos com temas bastante atuais e pertinentes que são: o consumismo; destruição acelerada do planeta; a produção e destino do lixo, principalmente o tecnológico.

A preocupação com a degradação chama a atenção da sociedade local e mundial e conseqüentemente da educação.

Partindo do principio que a educação ambiental é um processo longo e continuo, temos que começar conscientizando os educando e educadores que primeiramente precisamos mudar nossos hábitos e atitudes principalmente o de consumistas para fazermos a diferença.

OBJETIVOS

· Incentivar e promover um trabalho coletivo entre alunos e professores visando à conscientização humana e social;

· Observar fatos e situações da realidade de modo crítico, destacando as necessidades de mudanças de hábitos, para garantir a boa qualidade de vida e a própria sobrevivência da espécie humana e do planeta;

· Conscientizar os alunos sobre o problema do lixo, formas de coleta, destino e reciclagem;

· Despertar a consciência critica sobre as práticas de consumo;

· Debater sobre o comércio justo, a exploração do trabalho e a valorização do ser humano em todas as fases da vida;

· Conhecer as leis e estatutos dos direitos humanos;

· Reconhecer que os veículos de comunicação em massa são os maiores incentivadores do consumismo;

· Sensibilizar alunos e professores sobre a prática do consumismo e suas consequências para a destruição do ecossistema.

· Trocar reflexões com as famílias (pais) de modo a compartilhar informações sobre o consumismo dos filhos, criando/achando outros métodos para suprir as necessidades emocionais pessoais e sociais.

DESCRIÇÃO

A atividade será realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco, localizada no Bairro Floresta, no município de Gramado, com alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio e professores, totalizando 220 pessoas.

Primeiramente os alunos serão levados a sala de vídeo, em pequenos grupos, onde assistirão ao documentário “A história das coisas” que trata da destruição ambiental, do consumo acelerado e descontrolado e do problema do destino do lixo.

Após realizaremos um diálogo onde buscaremos fazer um pequeno levantamento sobre os aparelhos de celulares, MPs e máquinas digitais que circulam entre os alunos.

Em seguida motivaremos os alunos a colocarem seus celulares sobre um TNT, onde estará desenhado o formado do MUNDO, separados em continentes os celulares serão programados para tocarem em um determinado tempo simbolizando o avanço tecnológico e em um segundo momento todos despertarão em sincronia e com os sons emitidos (todos ao mesmo tempo) despertaremos para o consumismo onde todos serão chamados a refletir e por fim trabalharemos com a imagem do globo tomado por aparelhos onde discutiremos a produção e destino do lixo.

Será deixado na Escola uma caixa para a coleta de celulares usados, que poderão ser trabalhados em outros momentos, ou até em uma futura exposição à comunidade.

AVALIAÇÃO

A escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar envolvendo o tema consumismo e esta atividade contribuirá para o trabalho dos professores. Durante a intervenção os alunos ficaram motivados, principalmente pelos toques dos telefones, ficando atentos as explicações, o que se percebeu também é que muitos não quiseram colocar seus aparelhos na intervenção com medo de estragá-los. Com isso tivemos a sensação que para eles os aparelhos são mais importantes do que o meio onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário