8 de agosto de 2009

Reflexão sobre os filmes.


Após assistir os filmes e discutir com as colegas, refleti várias coisas, até que ponto temos nos envolver com a realidade de nossos alunos como fez a professora de fotografia do filme “Nascidos em Bordéis”, afinal o nosso psicológico aguenta tudo isso?, ou vale a pena se envolver em tantas confusões como fez a professora de história da arte do filme “ O Sorriso da Monalisa” para defender seus ideais, sem apoio de ninguém, e com uma enorme carga de responsabilidades que temos hoje?
O fato é que temos que ser reflexivos e repensar urgente a nossa prática, porque estamos em crise, e nossas escolas não estão muito diferente da escola do filme “Entre os Muros da Escola”.
Temos em nossas escolas vários tipos de cultura juntas, o avanço tecnológico , uma sobrecarga de responsabilidades que as famílias transferem para a escola,e o professor tem que saber lidar com tudo isso.
O educador não tem uma tarefa fácil em suas mãos, o que nos resta fazer é refletir muito e agregar valores no contexto educacional, como respeito com as diferenças, responsabilidade, autonomia.
Enfim podemos sim fazer a diferença, é só acreditar, e buscar cada vez mais para conseguir atender essa demanda, ou seja, a educação é o lugar da possível humanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário